top of page

Percurso

A ‘Raia’, termo normalmente empregue à fronteira pelas populações de ambos os lados, atravessa caprichosamente o Vale do Tâmega e as montanhas que o dominam. O rio atravessa-a ignorando as divisões criadas pelo homem, mas o viajante atento vai notar como são diferentes os núcleos populacionais e a paisagem. Percorrer a Raia em contato direto com a paisagem é um jogo para descobrir o que permanece inalterado a ambos os lados, como identidade de uma terra, e o que também muda. É descobrir também os contrastes entre a Veiga e as montanhas que a circunda.

 

A Rota BTT Fortalezas da ‘Raia’ leva-lhe por Chaves-Verín, ensinando-lhe as suas antigas estruturas defensivas. Desde a Idade Média e, em particular, depois da Guerra da Restauração, que a meados do século XVII separou as coroas de Portugal e Espanha, foram erguidos castelos e fortalezas para proteger posições perante o inimigo: Castelo de Monterrei, vestígios da muralha de Verín, Fortes de São Neutel e São Francisco, Torre Menagem e Castelos de Santo Estêvão e Monforte de Rio Livre; todos eles são de paragem obrigatória.

 

Entre castelos e fortalezas, irá atravessar lugares que contam a outra face da ‘Raia’: a passagem dos emigrantes, a mistura de sotaques, o velho contrabando e as aldeias promíscuas, como Lamadarcos, localizada antigamente sobre a fronteira e dividida por dois reinos.

BTT Fortalezas da Raia

bottom of page